Robert Lida: O melhor do mundo em 2012

14/12/2012 22:27

Reproduzimos aqui no masterperformance entrevista feita pela WMA com o melhor atleta master do mundo no ano de 2012, Robert(Bob) Lida.  Um velocista norte-americano de primeiríssima grandeza, capaz de correr os 100m rasos em menos de 13”50, aos 75 anos de idade, primeiro colocado no ranking mundial nos 100, 200 e 400m rasos. Só quem está familiarizado com as marcas da categoria tem idéia da real dimensão dos feitos de Lida que acaba de receber seu prêmio em Barcelona-Espanha, em cerimônia de gala promovida pela IAAF.  Incidenter tantum, fica uma sugestão para os nossos dirigentes criarem o Prêmio Brasil Master de Atletismo.  Vamos à entrevista:

  1. O que passou pela sua cabeça quando soube que havia sido escolhido o melhor atleta master do mundo em 2012?

Francamente, eu perdi o rumo. Demorou para “cair a ficha”.  Há um tempo atrás eu fiquei sabendo da premiação promovida pela IAAF e que alguns americanos já o haviam recebido, mas sinceramente não estava ligado nisso, sequer esperava.  Para ser honesto, eu não achava que meu ano havia sido especial, porque não consegui alcançar meus objetivos.  Meus tempos de treino indicavam que eu iria correr ainda mais rápido do que corri.  No entanto, quando Winston (Thomas) delineou os critérios para a premiação, eu percebi que meu ano foi realmente especial. Isso me fez apreciar o sucesso que eu tive.

 

  1. Quais suas impressões sobre a noite de gala em Barcelona?  Como atleta master fizeram você se sentir parte integrante da Família Atletismo?

Que pergunta difícil.  Eu tenho estado presente em eventos de negócios de marketing em todo o mundo, convenções e shows, mas nunca estive em um como o evento de Barcelona.  Foi impecável.  Penso que os masters são parte integrante da família atletismo e isso será definitivamente.    Certamente que nem sempre foi assim.  A ascensão da categoria se deve muito ao trabalho e persistência de Stanley Perkins e Winston Tomas, que visaram e conseguiram dar melhor status aos masters no evento.  O fato de os masters estarem no mesmo palco ocupado pelos demais melhores atletas do mundo, nas mesmas imagens é realmente incrível.  Isso faz o público em geral perceber que o atletismo master é muito mais do que um simples hobby.  Eu me senti como uma criança em frente a uma loja de doces – entre os melhores do presente e do passado.  É impagável atender e ter conversas interessantes com pessoas como Peter Snell, Kip Keno, Allyson Felix, Edwin Moses.  Onde mais eu poderia fazer isso?  Não houve culto a egos no salão.  O próprio príncipe de Mônaco se mostrou muito interessado no programa(categoria) dos masters.  Eu só desejaria ter mais tempo para conhecer mais pessoas.

 

  1. Quais são seus planos para o futuro em termos de suas realizações de atletismo?
    Estou certamente motivado para quem sabe voltar a Monaco, mas vai ser difícil.  Há uma verdadeira safra de bons masters ao redor do mundo. Meus planos imediatos são melhorar mais ainda na faixa etária(75-79 anos) nos 100 metros 200 metros, e 400 – indoor e out door. Acredito que posso.  A partir daí, eu vou procurar o grupo etário seguinte, e tentar estabelecer novos padrões para o quão rápido pode ser alcançado por um atleta de 80 anos de idade.
contador de acesso grátis