O torpedo master das pistas

03/07/2012 21:56

Quando o assunto é velocidade, antes de lembrar de qualquer outro nome, deve-se fazer menção ao atleta mais veloz de toda a categoria master: Ricardo Itacaramby.  Participante na categoria M40, Ricardo é Bi-campeão Mundial Master nos 100m rasos e simplesmente imbatível na prova que escolheu.  Saber que temos em território nacional um atleta de tão alto nível técnico só nos incentiva a prosseguir em nossos treinos.   Itacaramby é um orgulho nacional.  Vamos curtir, a seguir, a entrevista que ele nos concedeu:

MP - Ricardo, o tempo está passando, mas a sua forma física permanece praticamente inalterada.  Quantas vezes você treina por semana, quem programa seus treinos e quantas horas por sessão de treinamentos?

R.Itacaramby -   Atualmente, em função de meu trabalho ter relação com o atletismo, acabo treinando até bastante.  Sou treinador e também atleta guia de corredores com deficiência visual e, por isso, quase sempre estou em atividade.  Eu mesmo elaboro meu programa de treinamentos.  Quando sobra um tempo, dedico-me especificamente às minhas provas.  Isso significa em torno de 3 a 4 vezes por semana, 2 a 3 horas por dia.

MP - É sabido que você tem uma vida inteira dedicada ao atletismo, mas o que o faz prosseguir nos treinos e nas competições master?  Não se sente desestimulado com o passar do tempo?

R.Itacaramby - A motivação está dentro de cada um de nós.  No meu caso, o que me move é a paixão que tenho pelo atletismo e pela competição.  Tudo isso dá muito sentido a minha vida.

MP - Qual dos resultados já alcançados você considera mais expressivo?

R.Itacaramby - Bem, foram várias competições, mas a mais expressiva foram os primeiros lugares nos 100 e 200m rasos no Campeonato Mundial Master de San Sebastian, Espanha.  Eu estava na categoria M35 e o nível foi muito elevado.  Na terceira série, fiz o melhor tempo, 10.71, mas havia muita gente boa.  Foram 6 séries no total.  Na semi-final, com 10.87 consegui me classificar para a fase decisiva, quando então assegurei a vitória com o mesmo tempo da eliminatória(10.71).  Outros dois corredores fizeram menos do que 11 segundos.  Uma pauleira.  Na mesma competição venci os 200m, com 21.93.  Inesquecível.

 

contador de acesso grátis