Alcides da Silva - O master voador

24/11/2012 08:20

Quem ainda não começou a disputar as competições da categoria máster não sabe o que está perdendo.  Quem resolveu disputar e após uma ou duas provas desistiu novamente e voltou à sua vida “normal” também não sabe.  Os eventos masters nos reservam surpresas que são descobertas aos poucos.  Uma delas é que, com o tempo, começamos a desviar nosso foco para outras provas e categorias...e a fazer importantes amizades.  Prestamos mais atenção ao que nossos colegas de pista e campo estão a fazer.  Impressionamo-nos com os feitos de homens e mulheres que conseguem marcas que talvez nós mesmos não conseguiremos fazer, ou não fizemos.  Uma ligação quase imperceptível é feita e a amizade é mesmo questão de tempo.  Exemplo disso é o caso que passamos a apresentar, culminando no bate-papo com nosso próximo entrevistado.  Logo que chegamos ao atletismo máster a preocupação única eram as nossas provas(saltos horizontais) e a nossa categoria.  Aos poucos, em função de competirmos quase sempre ao mesmo tempo com os másters de outras idades, mantínhamos contato com os mais idosos e também com os mais novos.  Uma ajuda daqui, uma cordialidade dali e o contato se estabelecia, estreitando-se a cada prova.  O Sr. Alcides era um deles.  Atleta da categoria M65, com 1,74m e 77kg, porte de campeão, sempre vencedor em sua faixa etária - nós sempre vencedores na nossa.  Competíamos juntos, em faixas diferentes.  Mal nos falávamos até pouco tempo, até que por curiosidade ao navegar pelo site da ASUDAVE reparamos que ele era mais do que um simples campeão.  Alcides era, com ainda é, recordista sul-americano do salto em distância em 4 faixas etárias: M50, M55, M60 e M65.  São mais de 20 anos como recordista.  Mais adiante, consultando os rankings mundiais da WMA, pudemos constatar que ele é o terceiro melhor no mundo.  A admiração surgiu inevitavelmente e a aproximação era questão de tempo.  Em Arequipa, fizemos questão de reverenciá-lo pessoalmente, enaltecendo com palavras e gestos os seus feitos e deixando clara para ele a sua importância para o atletismo e a categoria.  A retribuição veio logo depois, nas pistas.  Um atleta de 67 anos de idade saltar em distância 5,20m, correr os 100m rasos em 13”64 é algo que dá gosto ver.   Parabéns a todos os que puderam presenciar os feitos e aproveitar o ótimo astral do nosso grande campeão.  Vamos à entrevista.

MP – Alcides, qual o segredo para se alcançar a plena forma?

Alcides – Treinamento diário e contínuo.  Eu treino entre 1h30’ e 2h diariamente, de segunda a sexta.

MP – Treina sozinho? Quem elabora seus treinos?

Alcides – Eu mesmo faço meu planejamento e normalmente treino só ou com a garotada das demais categorias(adulto, juvenil).  De vez em quando recorro ao Marcelo, treinador da molecada.

MP – A que você credita o seu sucesso  nas pistas?

Alcides - Ao apoio de minha família.  Minha esposa, Zenaide, sempre está comigo nas pistas.  Minha filha, que é nutricionista, também dá suas sugestões – só que minha indisciplina alimentar é grande, rsrsrsrss.

MP – Você recebe apoio financeiro de alguém ou alguma instituição?

Alcides – Lamentavelmente, não.  O único apoio é dado por um proprietário de academia de musculação que me permite fazer treinos de força em seu estabelecimento.  No resto, eu tenho que trabalhar em competições de atletismo, como árbitro da Federação Paranaense, e juntar meu dinheirinho para bancar minhas viagens.

MP – Atualmente você continua a trabalhar?

Alcides – Sou metalúrgico aposentado, mas ainda trabalho como árbitro de Atletismo.

MP – Quando nas categorias anteriores, qual era a sua prova principal e suas marcas?

Alcides – Eu era decatleta.  Já saltei 7,15 em distância, 10”80 nos 100m rasos, 52” nos 400m rasos, 15”60 nos 110m com barreiras.

MP – Você conquistou muita coisa no Atletismo.  Sabe-se até que já competiu com o famoso João Carlos de Oliveira(João do Pulo).  Falta alguma coisa ainda?

Alcides – Falta ser Campeão Mundial Master.  Tenho dois adversários muito bons.  Um inglês e um finlandês.  Não consegui superá-los em duas oportunidades.  Eles certamente virão a Porto Alegre, porque gostam de participar de campeonatos mundiais.  Com o apoio da torcida brasileira, terei a minha grande chance.

 

ALCIDES(M65) - NOSSO GRANDE CAMPEÃO.

contador de acesso grátis